Textos 25/03/2014
Apesar do texto relatar a relação da cultura da comunicação e educação baseado nas experiências da Colômbia, podemos perceber que os apontamentos levantados caracterizam também uma realidade brasileira.
O texto nos faz refletir acerca da inclusão tecnológica como ferramenta educacional e sua utilização nas práticas educacionais, discutindo sua aplicação, eficácia e ineficácia, o preparo dos docentes, a abrangência dessas ferramentas no território nacional, se o acesso a inclusão digital é de fato algo oferecido a todos e constante no currículo escolar, discutindo e questionando se todas essas transformações se dará sem que haja uma transformação no modelo de educação do sistema escolar.
"A Escola deixou de ser o único lugar de legitimação do saber, pois existe uma multiplicidade de saberes que circulam por outros canais de comunicação, difusos e descentralizados. Essa diversificação e difusão do saber, fora da escola, é um dos desafios mais fortes que o mundo da comunicação apresenta ao sistema educacional." (Jesús Martín-Barbero)
Olivia Bandeira de Melo
O texto apresenta as primeiras impressões acerca da inclusão tecnológica como metodologia de ensino no espaço escolar, sua aplicação em relação a forma de socialização da educação formal numa sociedade midiatizada que deve preparar os alunos para essa sociedade.
A capacitação técnica para utilização dos meios tem sido um dos enfrentamentos dos profissionais da educação para a utilização das ferramentas tecnológicas como metodologia de ensino na prática docente, entretanto, a autora ressalta como alternativa, uma parceria entre professor e aluno durante o processo de ensino-aprendizagem. O texto sugere ainda que, a utilização dos meios devem ser discutidos no espaço escolar, afim de formar usuários tecnológicos capazes de pensar criticamente não tornando-se alienados digital.
" Se a comunicação estabelecida por tecnologias é uma das principais características da sociedade contemporânea, ela não só deveria entrar no espaço escolar como deveria ser debatida por ele. Assim ,por exemplo, em vez de criticar a má influência que a mídia hegemônica exerce sobre as crianças e jovens, a escola poderia discutir o porquê da "má" qualidade do conteúdo dos programas , o porquê da pouca atração que os programas educativos exercem sobre os receptores, como funcionam as concessões de TV e rádio, etc." (Olivia Bandeira de Melo)
Texto 15/04/2014
Marcelo Herondino Cardoso
"Em uma época em que as tecnologias da informação e comunicação evoluem a passos largos, esperar demais para investir nas soluções pode fazer a diferença entre os casos de sucesso e fracasso. Assim, é imprescindível que as empresas que se pretendem modernas estejam atentas às mudanças e implantem as ferramentas necessárias `a organização do seu conhecimento, este sim seu ativo de maior valor nessa nova realidade mundial." (Marcelo Herondino Cardoso)
A capacitação técnica para utilização dos meios tem sido um dos enfrentamentos dos profissionais da educação para a utilização das ferramentas tecnológicas como metodologia de ensino na prática docente, entretanto, a autora ressalta como alternativa, uma parceria entre professor e aluno durante o processo de ensino-aprendizagem. O texto sugere ainda que, a utilização dos meios devem ser discutidos no espaço escolar, afim de formar usuários tecnológicos capazes de pensar criticamente não tornando-se alienados digital.
" Se a comunicação estabelecida por tecnologias é uma das principais características da sociedade contemporânea, ela não só deveria entrar no espaço escolar como deveria ser debatida por ele. Assim ,por exemplo, em vez de criticar a má influência que a mídia hegemônica exerce sobre as crianças e jovens, a escola poderia discutir o porquê da "má" qualidade do conteúdo dos programas , o porquê da pouca atração que os programas educativos exercem sobre os receptores, como funcionam as concessões de TV e rádio, etc." (Olivia Bandeira de Melo)
Texto 15/04/2014
Marcelo Herondino Cardoso
A proposta desse texto é informar e alertar acerca da utilização de ferramentas de internet como Wikis e Blogs servindo de apoio e disseminação de conhecimento tanto nas áreas empresariais quanto como ferramenta didática e pedagógica.
É importante ressaltar que com as TICs, canais de comunicação que se dá coletivamente (wiks e blogs) podem e devem ser grandes aliados no processo de ensino-aprendizagem oferecendo um espaço democrático de expansão de conhecimento, portanto, é importante que as instituições de ensino invistam nesse novo modelo educacional que tem as TICs como ferramenta pedagógica, porém, que os profissionais da educação sejam estimulados a utilização dessas ferramentas como recurso em suas práticas.
"Em uma época em que as tecnologias da informação e comunicação evoluem a passos largos, esperar demais para investir nas soluções pode fazer a diferença entre os casos de sucesso e fracasso. Assim, é imprescindível que as empresas que se pretendem modernas estejam atentas às mudanças e implantem as ferramentas necessárias `a organização do seu conhecimento, este sim seu ativo de maior valor nessa nova realidade mundial." (Marcelo Herondino Cardoso)
Nenhum comentário:
Postar um comentário